O formato Tribal Wars, aqui descrito, será considerado um formato casual feito de jogadores para jogadores. Tenho ciência da regra base e de que, em várias localidades, existem variantes deste tema. Aqui é apenas uma proposição, o modo atual que nosso grupo implementa as regras para diversão mútua.
Serão utilizadas algumas regras exclusivas de outros formatos, a fim de embasar as decisões aqui tomadas. Este não é um tratado, muito menos engessado. Nosso objetivo ao construir este conjunto de regras é aplicar a nossa realidade e metagame atual.
Tendo isso claro, vou estabelecer os conceitos que utilizaremos de agora em diante:
Carta Relacionada: Uma carta que utiliza-se da tribo em questão através de alguma regra em seu texto ou tipo, não sendo necessariamente uma criatura.
Exemplos:
Advogado da Fera é um elfo xamã. Em seu texto ele referencia a tribo Bestas. Logo, ele pode ser uma criatura nos decks de Xamã e elfo, e uma carta relacionada na tribo bestas.
Granada Goblin é um feitiço relacionado a goblin, já que requer o sacrifício de um goblin para ativação.
Cards que geram fichas de criaturas como, por exemplo, Elspeth Tirel, entram na regra de cartas relacionadas.
Exemplo: Garruk, Caçador Primal, é uma carta relacionada tanto a tribo de bestas como a tribo de vormes, por ser capaz de criar fichas de criaturas de ambas as tribos
Regra Zero: é uma regra estabelecida pelo formato Commander e sua filosofia. Como formatos casuais, dividimos vários denominadores comuns, então incorporarmos a regra Zero no Tribal Wars.
A regra zero exprime que existem as regras oficiais, porém os grupos locais são encorajados a modificá-las, para aprimorar a experiência coletiva daquele grupo de jogo de acordo com o tema proposto. Neste caso, a do embate de criaturas. Ela não será utilizada para inibir estilos de jogo. Nem todos serão obrigados a jogar com estratégias aggro ou midrange. Permite-se que utilizem fortes sinergias ou elementos de controle a vontade.
Baseado nisso, vamos às regras atuais do formato:
O deck deve ser composto de 60 cartas, não mais, não menos, sem sideboard, sendo que devem haver, no mínimo, 24 cartas relacionadas a tribo sendo que, destas, 16 devem ser criaturas.
As demais cartas são livres de utilização, observando as seguintes restrições:
- Não podem ser utilizadas criaturas de outra tribo em nenhuma hipótese, salvo se for uma carta relacionada a sua tribo.
- Mágicas que geram fichas de criatura só poderão ser aplicadas se for uma ficha da sua tribo, sendo considerada uma carta relacionada, conforme explicado acima.
- Permanentes que se tornam algum tipo de criatura (Exemplos comuns terrenos ou encantamento) ou que transformam alguma permanente em outro tipo só poderão ser utilizadas se forem o tipo da tribo jogada. Serão consideradas cartas relacionadas.
Exemplo: Ravina Enfurecida e Nissa, Abaladora do Mundo, só poderão ser utilizadas em decks de elementais, como Cards Relacionados. A primeira se transforma em um elemental e a segunda transforma um terreno em elemental.
- Cartas com morfolóide serão consideradas como cartas de qualquer tribo quanto a composição do deck.
- As cartas Autômato Adaptável, Mímico Metálico , Arauto de Bronze e Mistform Ultimus são exceções, tratadas como cards relacionados a todas as tribos devido a sua versatilidade.
- As cartas que buscam outras cartas fora de jogo não funcionam.
Exemplos: Burning Wish, Vivien, Arkbow Ranger
- As cartas com habilidade Companheiro podem ser utilizadas normalmente, desde que respeitem as regras de construção do formato em adição a suas próprias regras de construção: Ela deve fazer parte da tribo, como criatura ou carta relacionada, mas não entra na contagem do deck principal.
Regra Zero Um: Não é permitido a aplicação de uma jogada, envolvendo duas ou mais cartas, que crie um ciclo potencialmente infinito, podendo ser passível de interrupção ou não. As cartas podem coexistir nos decks, mas não poderão ser utilizadas em conjunto, sendo passível de derrota da partida no momento da sua aplicação.
Exemplo 1: Interação de Gêmea Estilhaçadora e Chatonilda. Um ciclo que gera potencialmente infinitas fichas de criaturas e pode ser interrompida a qualquer momento pelo usuário. Neste caso, ambas as cartas podem coexistir no deck ou campo de batalha, mas a aura vermelha não poderá ser ativada com a Chatonilda.
Exemplo 2: Altar Phyrexiano e Rastejador de Túmulo. Neste caso, ambas as cartas podem estar em campo, mas o Rastejador não poderá ser utilizado como sacrifício para o altar.
Regra Zero Dois: O uso de mágicas de reanimação está vetado, se estas forem de custo convertido igual ou menor a 3 e sem restrições de reanimação na criatura alvo. Por mágicas de reanimação entende-se qualquer mágica instantânea, feitiço ou de permanente que seja capaz de trazer uma ou mais cartas de criatura do cemitério diretamente para o campo de batalha.
Exemplo 1: Interação de Gêmea Estilhaçadora e Chatonilda. Um ciclo que gera potencialmente infinitas fichas de criaturas e pode ser interrompida a qualquer momento pelo usuário. Neste caso, ambas as cartas podem coexistir no deck ou campo de batalha, mas a aura vermelha não poderá ser ativada com a Chatonilda.
Exemplo 2: Altar Phyrexiano e Rastejador de Túmulo. Neste caso, ambas as cartas podem estar em campo, mas o Rastejador não poderá ser utilizado como sacrifício para o altar.
Regra Zero Dois: O uso de mágicas de reanimação está vetado, se estas forem de custo convertido igual ou menor a 3 e sem restrições de reanimação na criatura alvo. Por mágicas de reanimação entende-se qualquer mágica instantânea, feitiço ou de permanente que seja capaz de trazer uma ou mais cartas de criatura do cemitério diretamente para o campo de batalha.
Exemplos: Animate Dead, Reanimate
Aplicando alguma restrição no Valor de Mana da criatura reanimada, ou a mágica conjurada tendo um Valor de Mana maior que 3, poderá ser utilizada.
Exemplos: Desenterrar (Restrição na criatura reanimada) e Vigor Mortis (Valor de Mana 4 ou mais)
Aplicando alguma restrição no Valor de Mana da criatura reanimada, ou a mágica conjurada tendo um Valor de Mana maior que 3, poderá ser utilizada.
Exemplos: Desenterrar (Restrição na criatura reanimada) e Vigor Mortis (Valor de Mana 4 ou mais)
Regra Zero Três: As cartas que enfraquecem ou retiram do campo de batalha criaturas de uma tribo específica, como Kindred Dominance, Outbreak, Witch's Vengeance ou Plague Engineer não podem ser utilizadas. (Enfraquecer significa reduzir seu poder e/ou resistência e retirar do campo de batalha envolve efeitos de destruir, sacrificar, devolver para a mão de seu dono ou remover do campo de batalha de alguma forma)
Estas cartas foram retiradas da lista de banidas mas não poderão ser utilizadas.
Cartas vetadas não podem ser utilizadas na construção do deck, sendo consideradas cartas banidas em adição a lista de banimentos.
E por falar em banimentos, postando a lista mais atual que me foi disponibilizada, em adição a lista já consagrada no formato. Lembrando que a lista de banidas utiliza como base o formato Legacy + Cartas banidas no Tribal Wars do Magic Online + nossas próprias inclusões. Assim fica:
Banidas no Magic Online
Arboria
Circle of Solace
Endemic Plague
Engineered Plague
Moat
Peer Pressure
The Abyss
Tsabo's Decree
Umezawa's Jitte
Unnatural Selection
Banidas no Legacy:
Em adição a lista abaixo, 25 cartas com o tipo Conspiracy e 9 cartas que referenciam "Playing for ante"
Ancestral Recall
Amulet of Quoz
Balance
Bazaar of Baghdad
Black Lotus
Channel
Chaos Orb
Deathrite Shaman
Demonic Consultation
Demonic Tutor
Dig Through Time
Earthcraft
Falling Star
Fastbond
Flash
Frantic Search
Gitaxian Probe
Goblin Recruiter
Gush
Hermit Druid
Imperial Seal
Library of Alexandria
Lurrus of the Dream-Den
Mana Crypt
Mana Drain
Mana Vault
Memory Jar
Mental Misstep
Mind Twist
Mind’s Desire
Mishra’s Workshop
Mox Emerald
Mox Jet
Mox Pearl
Mox Ruby
Mox Sapphire
Mystical Tutor
Necropotence
Oath of Druids
Sensei's Divining Top
Shahrazad
Skullclamp
Sol Ring
Strip Mine
Survival of the Fittest
Time Vault
Time Walk
Timetwister
Tinker
Tolarian Academy
Treasure Cruise
Vampiric Tutor
Wheel of Fortune
Windfall
Yawgmoth's Bargain
Yawgmoth's Will
Mana Crypt
Mana Drain
Mana Vault
Memory Jar
Mental Misstep
Mind Twist
Mind’s Desire
Mishra’s Workshop
Mox Emerald
Mox Jet
Mox Pearl
Mox Ruby
Mox Sapphire
Mystical Tutor
Necropotence
Oath of Druids
Sensei's Divining Top
Shahrazad
Skullclamp
Sol Ring
Strip Mine
Survival of the Fittest
Time Vault
Time Walk
Timetwister
Tinker
Tolarian Academy
Treasure Cruise
Vampiric Tutor
Wheel of Fortune
Windfall
Yawgmoth's Bargain
Yawgmoth's Will
Zirda, the Dawmwaker
Banidas no nosso Tribal Wars:
Não estão inclusas na lista abaixo as cartas restringidas pela regra Zero Dois e Zero Três.
Banidas no nosso Tribal Wars:
Não estão inclusas na lista abaixo as cartas restringidas pela regra Zero Dois e Zero Três.
Aurification
Cavern of Souls
Circle of Protection: Black
Circle of Protection: Blue
Circle of Protection: Green
Circle of Protection: Red
Circle of Protection: White
Circle of Stories
Cloudpost
Cloudpost
Collective Restraint
Crawlspace
Crystalline Sliver
Dream Halls
Elephant Grass
Ensnaring Bridge
Eye of Ugin
Fight or Flight
Gaea's Cradle
Ghostly Prison
Glimpse of Nature
Grindstone
Halls of Mist
Hive Mind
Hypergenesis
Island Sanctuary
Isochron Scepter
Iona, Shield of Emeria
Jace, the Mind Sculptor
Crawlspace
Crystalline Sliver
Dream Halls
Elephant Grass
Ensnaring Bridge
Eye of Ugin
Fight or Flight
Gaea's Cradle
Ghostly Prison
Glimpse of Nature
Grindstone
Halls of Mist
Hive Mind
Hypergenesis
Island Sanctuary
Isochron Scepter
Iona, Shield of Emeria
Jace, the Mind Sculptor
Kabira Evangel
Katabatic Winds
Koskun Falls
Light of Day
Meekstone
Norn's Annex
Katabatic Winds
Koskun Falls
Light of Day
Meekstone
Norn's Annex
Plague Engineer
Propaganda
Punishing Fire
Reverence
Propaganda
Punishing Fire
Reverence
Rune of Protection: Black
Rune of Protection: Blue
Rune of Protection: Green
Rune of Protection: Red
Rune of Protection: White
Show and Tell
Song of Serenity
Sneak Attack
Sphere of Safety
Stasis
Stich Together (Colocado na lista por ser incluído na restrição da regra Zero Dois via limiar)
Tangle
Teferi's Moat
The Tabernacle at Pendrell Vale
Ugin, The Spirit Dragon
Ward Sliver
War Tax
Web of Inertia
Show and Tell
Song of Serenity
Sneak Attack
Sphere of Safety
Stasis
Stich Together (Colocado na lista por ser incluído na restrição da regra Zero Dois via limiar)
Tangle
Teferi's Moat
The Tabernacle at Pendrell Vale
Ugin, The Spirit Dragon
Ward Sliver
War Tax
Web of Inertia
Witch's Vengeance
Worship
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