domingo, 13 de outubro de 2019

Tribos groselha: Leptospirose em ação

Arriscamos dizer que as possibilidades de deck no MTG são infinitas. Os formatos vêm para estabelecer uma "pool", ou seja um limite de cartas que pode ser utilizada, na construção dos baralhos. Assim temos o modern, o legacy, o standard, etc.

Com o tribal não poderia ser diferente. Acrescentamos a isso um número bem elevado de tribos possíveis para a construção de um baralho. Por outro lado, com a regra de criação do deck, algumas tribos ficam mais limitadas que outras.

Uma outra questão que gostaria de abordar é a iniciativa de adentrar em um formato. Em formatos consagrados como Legacy, Modern e Standard, a ingressão inicial no formato pode ser mais ou menos custosa, com metas pré-estabelecidos e decks consagrados. Por não ser um formato oficial (por enquanto rs) o meta ainda é especulado em tribos clássicas, como goblins, elfos, tritões e humanos, uma vez que já existem decks dessas tribos em outros formatos. Mas com as limitações do formato, nem sempre espera-se que esses mesmos decks ofereçam o mesmo desempenho que em seus formatos de origem, abrindo assim a possibilidade que outras tribos lutem de igual para igual.

Assim sendo, desenvolvi algumas listas de tribos mais exóticas para discutirmos possibilidades de construção de baralhos (ou deckbuilding).

Ratos Descarte

Cartas relacionadas
4 Ratos Tifóide
4 Pack Rat
4 Ruin Rat
2 Rato Ladrão
2 Nezumi Shortfang
4 Ratos Chiadores
2 Nameless Inversion
2 Vermitério

Outras mágicas
4 Hino a Tourach
4 Ecúleo
2 Wrench Mind
4 Danação
4 Ritual Sombrio

Outros terrenos
1 Urborg, tumba de Yawgmoth
17 Pantano

Esta é uma lista mais controle. Deixa o oponente jogar sem cartas na mão e estipula um tempo de jogo com os Ecúleos. Os ratos servem mais para segurar o oponente, e não temos medo de sacrificá-los com uma Danação. O Pack Rat é uma vitória alternativa. Se deixá-lo, pode levar jogos sozinho e ficar gigante. O lado negativo desta lista é que ela é bastante lenta. As vezes pode ser sobrepujada por um deck mais rápido ou que leve vantagem com a falta de criaturas na mesa.

Com a nova edição Trono de Eldraine, saíram algumas cartas relacionadas a rato, coisa que não acontecia a algum tempo. Assim, podemos desenvolver estratégias alternativas. assim, chegamos a seguinte lista:

Ratos Aggro

Cartas relacionadas
Ratos Tifóide
Pack Rat
4 Piper of the Swarm
8 Colônia de Ratos
2 Ogre Slumlord
Vermitério

Outras mágicas
4 Lua Maligna
Hino a Tourach
4 Atacar a Jugular
2 Desmembrar
4 Edito de Chainer

Outros terrenos
Urborg, tumba de Yawgmoth
17 Pantanos

Esta lista parece mais condizente com um meta mais recheado de criaturas. Embora uma curva mais cara com o Slumlord possa ser audaciosa com apenas 20 terrenos, o número de remoções pontuais deve compensar. Os ratos terão evasão e os toque mortíferos vão causar dores de cabeça nas trocas. Talvez valha a pena colocar mais colônias de ratos, mas isso virá com testes e treinos. Outra possibilidade seria trocar o Slumlord por Roedor de Medula, mas acho este segundo mais lento, embora amedrontar seja uma habilidade que pode encerrar a partida no momento em que entra em jogo.

Vocês têm alguma lista ou tribo groselha que queira testar ou compartilhar? Deixe nos comentários! Participe! Sua participação é muito importante para desenvolvermos o formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário