domingo, 9 de janeiro de 2022

FAQ - Para voltarmos em grande estilo

 Bom dia, jogadores da rinha. Depois de um ENORME hiato (a pandemia também não ajuda), venho aqui para retomar as atividades. Várias ideias, vários posts se acumularam ao longo deste... um ano e pouco (Eita...), então vamos colocar as coisas em ordem.

Começando com um post leve, elucidando algumas dúvidas sobre as regras específicas de nosso formato. Para isso, peço que fiquem atentos ao post sobre regras que fica bem aqui.

1- O que é considerado combo infinito ou não?

Ah, a regra 01. As vezes o discernimento entra em uma área cinza, mas não é muito complicado. A regra Zero Um é bem clara: A aplicação de uma ou mais cartas que crie um ciclo potencialmente infinito.

Essas são as palavras chaves do argumento. Por exemplo: Existe uma vertente do deck de bestas, que segue todos os protocolos da construção de deck do formato tribal. No entanto, ele é composto por cartas, desde as criaturas até os terrenos, com a habilidade reciclar. 

Eu não tenho a lista do deckbuilder em mãos agora, mas ela é mais ou menos assim:

4 Barkhide Mauler
4 Primoc Escapee
4 Ridge Rannet
4 Yoked Plowbeast
4 Valley Rannet
4 Sanctum Plowbeast

4 Songs of the Damned
4 Angelsong
3 Aura Extraction
4 Fluctuator
1 Drain Life

4 Canyon Slough
4 Fetid Pools
4 Irrigated Farmland
4 Scattered Groves
4 Sheltered Thicket

Talvez a parte de mágicas não seja EXATAMENTE essa mas dá pra entender já a ideia das escolhas das cartas. Todas as cartas do deck, com exceção de Songs of the DamnedFluctuator e Drain Life, que é a condição de vitória do deck, possuem Reciclar 2. Isso por si só não seria problema, salvo se fosse a existência do Fluctuator no deck, que reduz o custo dos reciclares a zero (neste deck). Para quem não entendeu ainda, a ideia é comprar o deck inteiro, jogar todas as bestas no cemitério, usar Songs of the Damned 4 vezes para gerar um bocado de mana e estourar o oponente com Drain Life

Isso transforma esse deck em um combo infinito?

Ao entendimento da regra Zero Um, sim. Pela existência do Fluctuator, cria-se uma interação do artefato com todo o resto do deck que o permite comprar o deck inteiro. Seria diferente se existisse, por exemplo, cartas com custo de reciclar 3 (Que o faria pagar pelos custos). Existe uma outra vertente desse deck que não é infinita, que cria a interação de reciclar de custos variados, mas usa essas bestas para serem revividas com Living Death ou até mesmo mágicas de cascata + Living End. Já esta versão é um combo não-infinito e, por consequência, seria permitida no formato.

Seria mais ou menos assim:

4 Desert Cerodon
4 Lurching Rotbeast
Valley Rannet
4 Krosan Tusker
4 Chartooth Cougar
4 Titanoth Rex

Living End
4 Demonic Dread
4 Violent Outburst

Mais terrenos e talvez mais 4 cartas sortidas de cartas. Esse deck é na base Jund (Vermelho Verde e Preto)

2- O que quer dizer restrição de reanimação na criatura alvo quando se trata de mágicas de reanimar?

Aqui já estamos tratando da regra Zero Dois. Basicamente é uma restrição no tipo de criatura que será reanimada. A intenção com essa regra é que não seja possível reanimar qualquer criatura com mágicas de custos 1 a 3. 

Por exemplo, a carta Unearth custa 1 mana mas só é capaz de reanimar criaturas de custos 1 a 3. Já Reanimate pode reanimar qualquer criatura por 1 mana, mesmo pagando vida, e isso já não seria permitido.

Lembrando que se a mágica em questão tiver Valor de Mana 4 ou mais, não se aplica essa restrição.

Preciso fazer uma ressalva especial sobre as mágicas de custo x. Embora elas tenham Valor de Mana 1 (Sendo x = 0 para fins de tutores, por exemplo), seu valor de mana altera conforme conjurada. Então, por exemplo, um Postmortem Lunge ou Stir the Grave conjurada por 3 manas (x=2) vai reviver uma criatura de Valor de Mana 2, então estaria dentro das regras. O mesmo vale para cartas como Rally the Ancestors. Já Wake The Dead usa o x para determinar o número de criaturas revividas, de qualquer custo, mesmo que por um espaço de tempo limitado. Por poder reviver qualquer tipo de criatura, Wake The Dead não poderia ser usada.

A restrição se aplica ao custo da criatura reanimada, não a outros fatores. Footsteps of the Goryo ou Goryo's Vengeance, por exemplo, não poderiam ser usadas pois têm Valor de Mana menor que 4 e revivem qualquer criatura (embora o Goryo's Vengeance tenha a restrição de ser lendária, mas a regra não se trata desse tipo de restrição), mesmo que seja por apenas um turno.

Lembrando que mágicas de reanimar estamos tratando de qualquer mágica que possa reviver uma criatura. Será feita uma clarificação nas regras ao final deste post. Isso inclui permanentes que revivam criaturas, como Doomed Necromancer ou Recurring Nightmare.

3- Eu não entendi muito bem esse lance de cartas relacionadas. Se tiver o nome da tribo na caixa de texto de regras eu posso usar?

Não exatamente. A tribo citada na caixa de texto deve ter efeito de regra interagindo com a tribo em questão.

Usando o exemplo do post de regras: Granada Goblin requer que sacrifique um goblin. Logo é uma carta relacionada a goblins. Já Goblin Bombardment cita a palavra goblin em seu texto mas é uma referência ao nome da carta, não tendo nenhum impacto mecânico. Assim, ela não é uma carta relacionada a goblin ou a nenhum outro tipo, podendo ser usada em qualquer deck.

Atualizando o post de regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário